Qual o preço justo de inscrição?

Todos nós sabemos que a crise se instalou no nosso país e que muitos a sofrem na pele.
Mesmo não pensando nesse pormenor, com o crescente número  de corredores e de provas organizadas, os valores de inscrição deveriam estabilizar ou mesmo baixar, tendo em conta o aumento significativo  no número de inscritos.
Verificando o valor de inscrição de algumas corridas,  dá que pensar!
Se pretender ir à Urban Train Night (15 € até 2 de Setembro, depois passa a 18 €), à Meia-Maratona Rock N´Roll (14 € e depois passa a 19 €), Corrida do Sporting (12 € para não sócio e depois vai até aos 15 €) e a Corrida do Tejo (14 € e depois vai para os 16 €), em dois meses gastava entre os 55 e os 68 euros.
Mas em contra-partida sempre posso optar pela Meia-Maratona S. João das Lampas (6 € e depois vai para os 8 €), pela Corrida do Avante (das poucas gratuitas), pela Corrida da Cruz Vermelha (8 €) e pelos 20 kms de Almeirim (5 € a 10 €), no mesmo espaço de tempo a “brincadeira” fica pelos 19 a 26 €.
A diferença entre as duas soluções é bastante grande.
Para quem participa  em uma ou duas corridas por ano, possivelmente não olha para os preços, mas para quem participa regularmente o rombo na carteira pode ser enorme ao final de uma época desportiva.
Não percebo nada de organização destes eventos e dos respectivos custos, mas custa-me a acreditar que algumas corridas, com grandes patrocinios, com milhares de participantes e muitas vezes recorrem a voluntários para determinados serviços tenham o triplo dos custos de corridas com a mesma distância, sem patrocinios e com algumas centenas de participantes, já que o valor das inscrições é quase três vezes mais cara.
Não sei qual será o preço justo, mas esta época vou optar pelas soluções mais em conta!

4 Respostas to “Qual o preço justo de inscrição?”

  1. Acho que o preço mais justo ronda os 10€. Se tivermos em conta que as grandes provas têm bons patrocínios, acho que mais do que esse preço é demasiado.

    Ou seja, para os que se inscrevem mais cedo, cerca de 8€, e para os outros 10€.

    • Nesta época o meu tecto do valor da inscrição vai ser mesmo os 10 € e sempre que tiver que optar por duas vou sempre escolher a mais barata ou mística.
      Só vou á Meia-maratona Rock N´Roll porque um dos patrocinadores arranjou-me um dorsal.

  2. Parece-me que o preço justo depende de vários factores e não há um valor fixo que sirva para todas.

    Eu acho que o preço deve ter em conta estes factores:

    1) percurso

    15 km em “voltas ao coreto” não é o mesmo que 15 km pela Serra de Sintra;

    2) distância

    Será que faz sentido pagar 14€ pela Corrida do Tejo (10 km) ou 12 € pela Corrida do Sporting quando a Meia-Maratona da Nazaré (21 km) custa 7€ e a Maratona de Lisboa (42 km) custa 20 € ?

    Acho que o valor deve estar indexado ao número de quilómetros (até porque, com mais quilómetros têm de existir mais abastecimentos). Entre 50 centimos a 1 euro por km parece-me equilibrado.

    3) organização

    Existe separação entre corredores e caminheiros? Se a corrida tiver demasiadas pessoas ou se não estiverem devidamente separadas, vai ser difícil correr;

    Eu não dou valor a bandas nem a apresentadores de TV na linha da meta, portanto chateia-me um bocado pagar um extra para ter essas coisas. Prefiro provas mais simples porque vou lá para correr, não para estar numa festa.

    Claro que isto é um mercado e funciona com base na Oferta e na Procura, portanto enquanto houver pessoas dispostas a pagar 14€ para correrem 10km, essas provas vão continuar a cobrar esses valores.

    • Para mim tudo o que é supérfluo devia ser cortado!
      Muitas vezes utilizam estratagemas para cativar mais corredores (clientes), mas para mim desde que tenha ruas desempedidas, abastecimento e boa disposição é o suficiente!

Deixe uma Resposta

