42ª São Silvestre da Amadora -Uma estreia anunciada há muito.
No ultimo dia de 2016 fechei o ano com a minha estreia na São Silvestre da Amadora. Quando era ” puto ” era obrigatório na noite de passagem de ano ir ver a São Silvestre e poder aplaudir alguns dos nossos craques que preenchiam o meu imaginário.
Passados uns bons anos resolvi voltar à Amadora no ultimo dia do ano, mas desta vez por dentro da corrida e poder assim sentir o calor da população que tanto puxa pelos atletas.
Como a tarde estava fria apostei num bom aquecimento, ainda vi a partida da elite feminina e só a cinco minutos da partida tomei a minha posição no fim do pelotão à espera do tiro de partida.
Tendo a maioria do pelotão à minha frente e sabendo que o percurso não é nada fácil resolvi adoptar uma estratégia cauteloso e sai num ritmo bastante calmo. Os primeiros dois quilómetros foram sempre a subir. Deixei-me ir sem entrar no desgastante zig-zag e assim que entrei na descida recuperei o fôlego e aumentei progressivamente o ritmo até chegar a um que fosse confortável para mim. Impulsionado pelo entusiasmo dos esperadores os quilómetros foram passando rapidamente.
5 km – 25:05 min.
Logo após o abastecimento tivemos que enfrentar uma curta, mas inclinada subida. Aguentei-me o melhor que consegui e assim que o terreno ficou mais plano tentei aumentar novamente o ritmo. Depois de enfrentar uma ultima subida pouco depois dos sete quilómetros, lancei-me com toda a energia em direcção à meta.O publico incentivava calorosamente o que obrigava as pernas a correrem mais. Durante dois quilómetros fui contagiado pelo entusiasmo dos espectadores e o ritmo ia aumentando a casa passada. Cortei a meta na Amadora pela primeira e com a promessa de voltar mais vezes.
Tempo Real: 49:12 min.
Tempo oficial: 50:05 min.
Fotografia: AMMA Desporto
Deixe uma Resposta