2ª Corrida TSF Runners – já deu para brincar às corridas.
Domingo marcou o meu regresso às corridas depois de não entrar em competições à mais de um ano.
Cheguei cedo ao local de partida e dei uma volta para ver como andava o ambiente. Enquanto fazia os alongamentos e o aquecimento ia tentando idealizar a estratégia para a corrida.
” – Talvez sair lento, ver como o corpo reage, aumentar o ritmo a meio e tentar terminar o mais perto possível do minuto 52. ” – falava eu com os meus botões.
A 5 minutos da hora marcada dirigi-me para o local onde seria dado o tiro de partida.
Depois do tiro e passada a linha de partida havia logo espaço para correr sem grandes confusões. Meti um ritmo que achava confortável e deixei-me ir. Só quando passei o primeiro quilometro é que tive a noção que estava rápido demais ( 4:40 min./km ) e que a estratégia idealizada estava a ficar sem sentido. Abrandei um pouco sem ser em demasia e fui fixando o marcador dos 50 minutos que estava uns 250 metros à minha frente. Aos poucos e poucos fui-me aproximando até que o alcancei por volta do quarto quilometro. Como o ritmo do marcador era ligeiramente mais lento que o meu, apanhei a sua boleia numa tentativa de não exagerar no esforço distendido. Sabia que não estava em grande forma e que mais tarde podia pagar bem cara tamanha audácia.
5 km – 24:11 min.
Aos 5 quilómetros deixo o marcador ligeiramente para trás, se tivesse alguma quebra iria servir-me de referência e de lebre. Ia num ritmo nitidamente mais rápido do que tinha pensado e um quilometro mais à frente senti uma ligeira quebra. Deixei-me alcançar pelo marcador e segui nas suas pisadas até ao abastecimento dos sete quilómetros. Durante o abastecimento perdi o ritmo e vi o marcador a afastar lentamente. Não querendo entrar em loucuras tentei encontrar o meu ritmo e seguir até ao fim da melhor maneira. À passagem do oitavo quilometro sinto-me a revigorar, voltando a um ritmo mais vivo e um factor muito motivador foi ter reparado que tinha estabilizado a distância para o marcador. Tentei manter aquela passada sabendo que ia fazer um tempo muito abaixo do que tinha idealizado para esta prova. Cortei a meta bastante espantado com o meu desempenho, depois de ter estado tanto tempo parado e pelo calor que se fazia sentir.
Tempo real: 49:04 min.
Tempo oficial: 49:32 min.
A organização foi bastante boa, a partida tinha uma saída bastante larga o que permitia meter o nosso ritmo facilmente, durante os 10 quilómetros existiram três abastecimentos que é muito importante tendo em conta o calor que se fazia sentir e no final da corrida o escoar dos atletas foi bastante célere. Pena ser nesta altura do ano devido ao calor e ao percurso ser já bastante usado noutras organizações de corridas.
Foi uma boa corrida para iniciar e finalizar a minha época!
8 de Julho de 2015 às 9:47 AM
Grande regresso! Dia de calor e com receios mas conseguiste acabar abaixo dos 50 minutos! Muito bom! Abraço
8 de Julho de 2015 às 10:51 AM
Que regresso!!! Parabéns!
Força para as próximas
Um abraço
9 de Julho de 2015 às 12:57 PM
Obrigado João, melhor seria quase impossível.
Vamos ver o que reserva o futuro
Abraço