A minha estatégia para a Maratona de Lisboa 2013

estratégiamaratona

A dois dias da maratona começo a pensar que estratégia irei usar na maratona de Lisboa.

Para mim tudo começa no dia anterior: refeições ligeiras, muita água, preparar equipamento e deitar cedo.

Vou levantar-me cedo e apanhar o comboio das 8 horas no Cais do Sodré. Quero chegar com tempo para descontrair, ir à casa de banho, alimentar-me, aquecer as articulações e alongar sem pressas.

O aquecimento será feito na própria corrida, 42,2 kms dá para tudo. Os primeiros quilometros são para ser feitos lentamente e em ritmo descontraido. Para não cair em exageros logo no início, vou seguir bem de perto uma “lebre” lenta que vai obrigar a gerir melhor a corrida. Quando sentir as pernas soltas, já sei que o ritmo vai aumentando e ficarei o resto da corrida por minha conta. Não é nada que não aconteca nos treinos, é algo natural e gradual, de forma a não desgastar-me rápidamente.

Como os abastecimentos são importantes também tento levar a coisa minímamente planeada. Não pretendo parar em todos os abastecimentos, a não ser que esteja muito calor ou veja que tenho mesmo necessidade.  ” Parar ” em todos os abastecimentos pode não trazer benefícios ou mesmo prejudicar o ritmo imposto.

Como tal, pretendo fazer da seguinte maneira:

5 km: água

10 km: Powerade

15 km: água + barra gel

20 km: Powerade

22.5 km: Banana

25 km: água + barra gel

30 km: água

33.5 km: água + Powerbar

35 km: Banana

36 km: água

38 km: Powerade

Por experiência própria sei que durante a corrida a estratégia pode cair completamente por terra, seja por estar a correr bem ou mal. Uma coisa é certa, sinto-me mais confiante  sabendo que a corrida vai minímamente planeada.

2 Respostas to “A minha estatégia para a Maratona de Lisboa 2013”

  1. Também irei deixar tudo arranjadinho na véspera e também irei cedo para a partida para fazer tudo com calma.
    Muita força e tudo a correr bem!
    Beijinhos

    • É sempre melhor deixar tudo pronto. No dia é só tomar o pequeno-almoço e sair sem esquecer de nada.
      Domingo lá nos encontramos na partida e na chegada.
      Bjinhos.

Deixe uma Resposta

