Maratona de Lisboa 2013 em análise (actualizado).
Falta menos de uma semana para mais uma participação na maratona de Lisboa. A ansiedade está instalada, fazem-se os ultimos treinos e começa a preparação logistica.
Um dos mais importantes é o estudo prévio do percurso para não haver supresas desagradaveis. Com um percurso tão longo é normal haver partes mais faceis e outras que poderá trazer dificuldades acrescidas.
Na minha participação, vou ter especial atenção ás seguintes partes do percurso:
– 12/13 kms: vai-se apanhar algumas subidas ligeiras e algum empedrado.
– 15 kms: ligeira subida mas algo longa logo a seguir à Praia de Santo Amaro.
– 31 kms: ida aos Restauradores passando pelo empedrado do Rossio.
– 39 kms: ligeira subida à entrada do Parque Expo.
– 41 kms: empedrado no Parque Expo até chegar à meta.
Os empedrados e as subidas são as minhas principais dificuldades, principalmente no fim do percurso onde pode alterar o ritmo e obrigar a um desgaste maior.
30 de Setembro de 2013 às 1:19 PM
Estuda bem o percurso e não te enganes! Não faças como eu no Meo UrbanTrail que estudei o traçado todo… Mas ao contrário! 😀
O pior já passou, força mental é o que é preciso!
Abraço
30 de Setembro de 2013 às 3:12 PM
O percurso é bem conhecido de provas anteriores, agora é por a experiencia ao meu serviço.
Abraço.
30 de Setembro de 2013 às 2:07 PM
São boas dicas para quem vai à Maratona! Vou partilhar a informação!
30 de Setembro de 2013 às 3:14 PM
O conhecimento é para ser partilhado! Felizmente conheço muito bem o percurso e é uma vais valia ter alguma dicas sobre as dificuldades que se pode encontrar.
30 de Setembro de 2013 às 3:34 PM
E para a Meia? Algumas dicas?
30 de Setembro de 2013 às 5:06 PM
As principais dificuldades são o viatuto de Santa Apolónia onde se passa duas vezes (aos 11 e aos 14 kms) e o empedrado na parte final da corrida. Também é preciso ter atenção à descida da ponte para não meter ritmos demasiado elevados e ao abastecimento nos 3 kms que é sempre uma enorme confusão. Regra geral passo nesse abastecimento sem abastecer.
30 de Setembro de 2013 às 8:45 PM
boa tarde José Pedro
obrigado por este trabalho ia fazer de carro na 4ª feira assim já não é preciso
só uma duvida, a mim disseram-me que o km 20 não se faz pela subida, mas sim pela passagem lateral
entra-se junto a curva do monaco acompanha-se a linha do comboio até a estação da cruz quebrada e ai retomamos a marginal junto ao estadio nacional e essa curva esta no mapa da prova
tem a certeza que é pela subida?
um abraço
Vitor
1 de Outubro de 2013 às 9:36 AM
Bom dia Victor,
Apenas torneu pubkicas algumas notas pessoais e que poderiam ser uteis a quem não conhece tão bem o percurso.
Também já ouvi falar que iriamos contornar a subida. a ser verdade seria uma boa noticia. Assim evita-se o desgaste de tão ardua tarefa.
Boa sorte para o dia 6.
Abraço
30 de Setembro de 2013 às 9:47 PM
Também não gosto nada do empedrado. Aceito as subidas apesar de no final provavelmente já ir custar bastante. Mas gosto ainda menos do empedrado.
Mas o importante é que se consiga ultrapassar todos estes “obstáculos” e chegar à meta.
Beijinhos e força!
1 de Outubro de 2013 às 9:38 AM
O empedrado é terrivel para mim. Perco o ritmo e ando sempre com cuidados devido aos meus joelhos. Aceito as subidas, mas algumas custam bastante principalmente quando não estamos à espera delas.
Boa sorte para domingo.
Bjinhos.
1 de Outubro de 2013 às 2:09 PM
Mas que excelente trabalho, os meus parabéns! Esta vai ser a minha 1ª Maratona e as suas dicas bem como o video são muito bem vindas. Também concordo com a parte do empedrado vai ser realmente desagradável. Espero que não se importe de partilhar a informação. Votos de uma boa prova para todos!
1 de Outubro de 2013 às 2:44 PM
Fico contente por poder ajudar e a informação é sempre para partilhar. Só assim terá valor.
Espero que domingo corra bem e que seja a primeira maratona de muitas mais.
Abraço.