Maratona: o mais difícil são os treinos… no Verão!

Summer_Running

Sempre ouvi dizer que a parte mais difícil da maratona são os treinos de preparação. Mas em Portugal é duplamente mais difícil. As duas maratonas realizadas em território Luso realizam-se em Outubro (Lisboa) e Novembro (Porto).  Assim, quem tiver um plano normal de preparação tem que íniciar os treinos entre Junho e Julho apanhando assim altas temperaturas no nosso Verão.

Um bom exemplo foi ontem.  Cheguei a casa e estavam uns ” sugestivos ” 39º. Depois de muito ponderar resolvi ir mais tarde, mesmo assim estavam 36º.

Equipei-me da maneira mais fresca que consegui, boné e bebi meio litro de água antes de sair. Apenas com 5 minutos de treino já tinha a garganta seca. Optei por um ritmo lento, sempre à procura das sombras e cada vez que passava por um bebedoiro refescava-me dos pés à cabeça.

Domingo vou ter que me levantar com as ” galinhas ” para fugir ao calor.

Esperemos que na ” Maratona de Lisboa ” as temperaturas estejam já de acordo com a altura do ano, senão vou sofrer muito.

4 Respostas to “Maratona: o mais difícil são os treinos… no Verão!”

  1. O que dizes é bem verdade. Eu tenho tido sorte – nestas últimas duas semanas tenho estado na Alemanha com temperaturas amenas, ideais para correr. Em Portugal, neste momento, só de manhã muito cedo ou então já depois do sol se ter posto. Não levas água contigo nos treinos? Devias…
    Abraço e bons treinos

    • José Pedro Says:

      Realmente a temperatura na Alemanha deve ser o sonho de todo o corredor.
      Regra geral não levo água nos treinos durante a semana. Todo o treino e feito à volta de dois jardins com bebedoiros o que me permite fazer a hidratação sem probelmas e refrescar constantemente.
      Bons treinos.

  2. Ontem desisiti de esperar e não treinei. Em Lx, à meia noite estavam 31ºC!!!
    Eu costumo levar água em dias de muito calor.
    Bons treinos!

    • José Pedro Says:

      Também estive quase para não ir, mas depois de duas semanas de “balda” por motivos pessoais, optei por ir mas com moderação.
      Não costumo levar água, faço os treinos entre dois jardins e à volta deles.
      Assim, água nunca me falta e não ando carregado.
      Bons treinos.

Deixe uma Resposta

