Corrida Internacional 1º de Maio 2013

Corrida1Maio

Pela 2ª vez participei na Corrida Internacional do 1º de Maio.

Sai cedo de casa, fui levantar o dorsal e dei uma volta pelo Estádio para ver o ambiente. Enquanto passeava calmamente, veio à memória a minha primeira e unica maratona que começava e terminava naquele mesmo local. Ando cheio de vontade de repetir a “gracinha”.

Com o aproximar da hora da partida, fui-me equipar, alongar e aquecer um pouco os músculos. Enquanto estava no aquecimento tentava perceber como me sentia fisícamente, que estratégia ia ter tendo em conta que ainda sentia o desgaste de Cascais e a dureza da parte final da corrida. Fui para a linha de partida, meti-me no fundo do pelotão e decidi que os primeiros 2/3 kms iriam decidir como iria ser a resto da corrida.

Foi dado o tiro de partida. ainda não tinha cruzado a linha de partida e já os primeiros atletas estavam a sair do estádio. Tendo tantos atletas à minha frente, sai calmante para tentar perceber qual seria a melhor maneira de entrentar os 15 kms que tinha pela frente. Os primeiros 2 kms forma muito relaxados, mas depois senti as pernas a puxar e rápidamente estava a  fazer 4:40 min./km de uma forma natural.

5 kms: 24:14 min.

Sentia-me bem e cheio de força. Assim que cheguei ao Saldanha embalei ainda mais na descida vertiginosa até à Praça do Comercio um ritmo a rondar os 4:30 min./km. Como tudo o que desce tem que se subir, ao entrar na Rua da Prata, iniciou-se uma subida de 4 kms até ao Areeiro. Tentei manter o mesmo ritmo da descida e na fase ínicial da subida ainda fui conseguindo, mesmo com algum esforço,

10 kms: 46:45 min. 

À passagem pelo 10º km senti o ritmo a baixar. A inclinação era mais acêntuada, as forças já não eram as mesmas e a minha preocupação foi não perder muito tempo mas também não me desgastar em demasia. Lutei para manter o ritmo constante durante o que restava da subida mesmo sendo um pouco complicado devida à inclinação na parte final entre a Alameda e o Areeiro. Assim que acabou tão dura dificuldade, respirei um pouco e tentei novamente meter um ritmo mais vivo. Forçei um pouco mais nos últimos 2 kms. A meta estava mesmo ali e não queria perder a oportunidade de terminar com um bom tempo. Entrei no estádio e olhei para o relógio, ia mesmo conseguir fazer um bom tempo a nível pessoal em tão dura corrida.

Tempo Real: 1:09:45 h.

Tempo Oficial: 1:10:00 h.

Caíu o meu RP da distância que já durava à 3 anos. Consegui fazer o que nunca pensei ser possivel, dois RP em uma semana e meia.

8 Respostas to “Corrida Internacional 1º de Maio 2013”

  1. Muitos parabéns! Se um RP é obra, dois em tão pouco tempo é espectacular!

    E sim, aquele local traz muitas memórias a quem lá se estreou numa Maratona🙂

    Um abraço, boa continuação de grandes resultados e força para que a “gracinha” se repita🙂

    • José Pedro Says:

      Obrigado João, os resultados devem-se a uma boa carga de treinos, mas também à parte psicológica, conhecimento do percurso e à estratégia usada na corrida.
      Quando vou ao Estádio 1º Maio lembro-me sempre da Maratona, só estou à espera da altura certa para matar saudades dos 42,2 kms
      Abraço e bons treinos.

  2. Carlos Cardoso Says:

    Muitos parabéns…2 recordes em tão pouco tempo é muito bom.
    Abraço e boas corridas

  3. Uau! Muitos parabéns por mais um recorde batido.
    Beijinhos e continuação de tão boas corridas🙂

  4. Fabuloso!! Muitos parabéns!

    (Eu também bati o meu record pessoal: consegui divertir-me mais nesta prova do que em qualquer outra que já fiz!)🙂

    Boas corridas!

    • José Pedro Says:

      Parabéns pelo teu RP!
      Bater um RP é sempre de louvar, mas numa corrida durinha tem um sabor especial e se juntarmos diversão, melhor ainda!
      Bons treinos e melhores corridas.

Deixe uma Resposta

