36ª Meia-Maratona S. João das Lampas: Subi, desci e venci!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pela 3ª vez ia enfrentar as tão faladas rampas da Meia-Maratona de S. João das Lampas. Se na 1ª vez fui apanhado de supresa, na 2ª já fui bastante cauteloso e na 3ª iria tentar tentar aplicar toda a experiência adquirida nas anteriores.

Ás 17 horas em ponto era dado o tiro de partida! Sabendo que os primeiros  5 quilometros são enganadores, arrisquei num ritmo cauteloso e confortavel. Pé ante pé lá fui enfrentando as primeiras pequenas dificuldades, mas sempre com o pensamento na contenção de esforços para o que lá vinha.

5 km – 25:07 min.

A partir do 5ª quilometro, na minha opinião, é que se inicia a verdadeira Meia-Maratona de S. João das ” Rampas”. Seriam 2 quilometros sempre a subir, com algumas de bastante inclinação e sem muitos pontos para recuperar o fôlego. Mantive-me sempre num ritmo muito certinho e lá ia passando estas primeiras grandes dificuldades da melhor maneira que conseguia. A partir do 7º quilometro iniciou-se um verdadeiro carrocel de sobe e desce. Lá ia subindo de maneira a não me desgastar muito e descendo devagar para recuperar alguma energia.

10 km: 51:35 min.

Passei aos 10 kms com menos 2 minutos do que tinha feito à 2 anos o que me deixou um pouco pensativo. Podia significar fazer um bom tempo ou um grande estoiro mais para a frente. Afastei esse pensamento da minha mente e continuei a seguir a minha estratégia. Sentia-me bem e assim queria continuar. Aos 13 kms, com nova passagem em S. João das Lampas a energia renovou-se com o enorme apoio popular, sempre importante para enfrentar os 8 quilometros finais. A partir deste momento as rampas e as descidas já não seriam tão inclinadas, mas teria que gerir o desgaste já acumulado.

15 kms: 1:17:12 h.

No abastecimento dos 15 kms fiz um erro que me custou bastante caro. Havendo nesselocal  bebida isótonica servida em copos, resolvi meter-me a passo para poder aproveitar ao máximo esse precioso néctar e não desperdicar para cima de mim e para o chão. Foi o pior que poderia ter feito! Quando tentei retomar o ritmo, as pernas não respondiam. Baixei drasticamente o ritmo na esperança de conseguir recuperar e voltar a um mais vivo. Depois de muito batalhar lá consegui, mas foi de pouca duração. Na última subida voltei a sentir enormes dificuldades e deixei-me ir lentamente na esperança de poder ter algumas energias para enfrentar os últimos 2 quilometros que são maioritáriamente a descer. Na fase do desespero consegui apanhar “boleia” de um corredor da 4@run que ia com um ritmo vais dinâmico. Foi uma boa cooperação até á meta, cada um deu o que podia ajudando-nos mutuamente. Tendo a meta á vista, ainda consegui ir buscar as últimas energia para fazer o sprint final.

Tempo Oficial: 1:51:35 h

Tempo Real: 1:51:21 h

Fiquei muito satisfeito com o meu desempenho. Consegui bater o meu RP da prova por larga margem, mesmo tendo feito o erro de principiante nos 15 kms que poderia ainda ter custado mais caro.

Em termos de organização, não há nada a apontar, 5 estrelas e com um saco de brindes de fazer inveja a muito boa gente!

3 Respostas to “36ª Meia-Maratona S. João das Lampas: Subi, desci e venci!”

  1. Parabéns pelo RP. Excelente prova e magnífico relato. Continuação de boas corridas.

Deixe uma Resposta

