Dúvidas de treino ( Corrida )

 

Estas são algumas das questões que mais frequentemente nos colocam.


1.É necessário correr muitos kms para todas as corridas de fundo?

Cada distancia tem o seu volume e intensidade de treino.

 

 

Se nos empenhamos em treinar distâncias longas para melhorar em corridas de 10Km não o iremos conseguir porque teremos resistência, mas não velocidade. Ao contrário, se queremos correr uma distância longa como uma maratona e não gostamos de acumular Km de treino… vamos passar bastante mal… Cada distância tem o seu sistema de trabalho e os seus truques.

2.Que importância tem o trabalho de força com pesos ou com elásticos para melhorar na corrida? Como se pode trabalhar este aspecto?

O trabalho de força é realmente importante tanto para melhorar como para prevenir ou recuperar de lesões. É imprescindível a assessoria de um profissional na matéria, já que o trabalho errado de pesos ou elásticos pode ser prejudicial para o runner. 

3.Nos meus treinos costumo correr sobre terra já que é a superfície sobre a qual me sinto mais confortável, mas li que o melhor é alterar as superfícies de treino. É verdade?

O ideal é correr em superfícies brandas ou que amortizem o impacto das nossas pisadas. idealmente a erva seria uma boa superfície pelo seu alto índice de absorção. Articular e muscularmente o teu corpo agradece, mas as sensações não são as mesmas que numa superfície dura como o asfalto onde podes correr mais rápido. Se vais competir no asfalto, deves treinar no asfalto para que as tuas pernas se acostumem e se preparem para o terreno.

4.No ginásio costumo fazer 20-25 minutos de bicicleta estática antes da musculação. Desde então, tenho a sensação de ter as pernas mais cansadas quando vou correr. É normal?

É completamente normal, em primeiro lugar porque realmente estão mais cansadas e, em segundo lugar porque a bicicleta e a corrida a pé são exercícios que, ainda que organicamente tenham o mesmo funcionamento, muscularmente são bastantes diferentes.

5. É útil treinar com escadas para fortalecer as pernas? Como devo fazer este treino e com que frequência?

Sim, é um sistema muito bom. Este tipo de treino seria especialmente interessante na pré-temporada ou no período geral. Podes trabalhar mediante séries de tempo, correndo nas escadas (de 30´´ a 1´) ou mediante impulsos e saltos. A frequência ideal seria um dia por semana.

6. Devo alongar antes ou depois de correr?

O ideal é em ambos os momentos, ainda que de modo diferente. Antes de correr devem fazer-se alongamentos curtos (10 segundos por posição) e não intensos (5 minutos no total) e, ao finalizar alongar por 15 minutos, com 20 segundos por posição, várias repetições e com maior intensidade.

7. Quantas meias-maratonas é recomendável fazer ao ano e quanto tempo deve passar entre uma e outra?

Não recomendamos mais de 4 ou 5 ao ano e o ideal é deixar passar pelo menos 3 semanas a 1 mês entre elas.

 8. Para um corredor popular fazer uma prova de esforço é útil?

Sim, especialmente para podermos ajustar a intensidade do treino às nossas possibilidades.

 9. É bom fazer as últimas séries mais rápido?

É positivo que acabemos cada treino com boas sensações, mas de um ponto de vista objectivo não serve de muito e pode levar-nos a acumular um cansaço excessivo.  

 10. O que devemos fazer se nos dói algo, continuar a correr ou não?

Se alguma nos dói é porque algo está mal. O aconselhável é parar alguns dias para descansar e marcar uma consulta com um médico ou fisioterapeuta.

 11. As massagens são necessárias?

Mais do que necessárias, são recomendáveis porque ajudam-nos a recuperar e a continuar os treinos. Temos é de ter a certeza de que nos pomos nas mãos de um bom profissional. A frequência mínima para um corredor que treina 4/5 dias à semana, seria de uma massagem ao mês.

12.No caso de um corredor popular, quantas maratonas ao ano é aconselhável correr?

O ideal é uma ou duas ao ano. Sempre e quando se cumpra um período de descanso entre maratonas de pelo menos 5 meses.

 13.Posso baixar a minha marca se treinar mais?

A lógica diz que sim, mas nem sempre se passa desta forma. Todos nós temos o nosso tecto e não é por treinar mais que vamos estar sempre a progredir. O importante é conhecermo-nos bem para conseguir participar nas nossas corridas favoritas com metas reais.  

 14.Disputar uma corrida curta é como fazer um treino?

Falso. Se nessa corrida nos esforçamos ao máximo, por mais curta que seja, não será um treino e sim uma competição. E todas elas requerem um período de descanso porque são mais exigentes para o nosso sistema nervoso e para o nosso organismo, independentemente da distância.  

15.Devo respeitar sempre o plano de treino?

O plano, tal como já o dissemos, deve ser flexível. Ainda que seja importante a constância, se um dia não nos apetece correr e queremos ficar em casa com a nossa família, não há problema nenhum.

 

Fonte: Zonadesportistas

2 Respostas to “Dúvidas de treino ( Corrida )”

  1. Boas. Sou um leitor assiduo do seu blog e aqui deixo o link do meu, para o caso de querer trocar opiniões sobre corridas e espero que goste–» http://osprintfinal.blogspot.pt/

    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: