21-03-2010 – Meia-Maratona de Lisboa.
Acordei cedo com uma grande vontade de participar em mais uma Meia-Maratona de Lisboa. Depois de estacionar o carro em Belém, apanhar o autocarro, depois o comboio e andar uns 15 minutos a pé cheguei finalmente ás portagens da ponte 25 de Abril.
Estava á espera que chegasse a hora da partida quando vejo malta conhecida. Em boa companhia o tempo foi passando rápidamente e quando dei por mim estava na hora de por as pernas a mexer.
Saí mais rápido do que estava á espera e mesmo tentando meter um ritmo mais baixo continuava a um ritmo superior do que pretendia impor. Muito se deve ao facto de ter muito terreno livre á minha frente o que não é muito normal nos primeiros kms.
5 km – 23:33 min.
Como passei com menos 30 segundos do que tinha previsto, tentei gerir o esforço até chegar aos 10 km e depois se me sentisse bem iria imprimir novamente um ritmo mais vivo.
10 km – 47:31 min.
Finalmente tinha conseguido meter o ritmo que tinha em mente para o inico da corrida. Como não me sentia muito á vontade tentei mantelo por mais tempo possivel. Mas aos 12 km o inesplicavel aconteceu, começei a sentir-me a ir a baixo e sem conseguir reagir e para não ajudar muito uma grande vontade de ir ao wc.
15 km – 1:13:42 h.
Já resignado que não podia fazer muito mais, continuei no meu ritmo lento e á procura de um cantinho onde pode-se ficar mais aliviado. Aos 17,5 km finalmente encontro a minha salvação num wc portatil. Aproveitei para me refrescar e lá fui eu enfrentar os últimos 3,5 km. Estranhamente começei a sentir-me melhor e com as pernas mais soltas. Aproveitei esse bom momento para devorar mais alguns kms e consegui chegar ao fim em bom plano.
Tempo Oficial: 1:48:42 h
Tempo Real: 1:47:42 h.
27 de Março de 2010 às 4:43 PM
Olá Zé Pedro. Moro em São Paulo Brasil e estou me preparando para enfrentar minha primeira meia maratona. Será a Meia Maratona da Corpore, dia 11 de abril.
Foi muito bom encontrar o seu blog, os registros de seus treinos e de suas provas vão ser de grande utilidade.
Semana passada na corrida de Abertura da Corpore, consegui meu melhor tempo 49:24 nos 10,5Km oque dá um rítmo de 4:42/Km.
Amanhã pretendo fazer um teste: correr 18Km numa frequência cardíaca entre 85% e 90% da minha FCM máxima. Acredito que consiga um rítmo de 5:00/Km, este é meu rítmo pretendido na meia.
Em termos de frequência cardiaca, você corre a meia a quantos porcento?
Um abraço e, quem sabe um dia não me aventuro a correr por aí, a meia de Lisboa.
28 de Março de 2010 às 11:08 PM
Hoje realizei um treino que serviu de teste para a meia.
Normalmente no domingo faço um longão de 18Km e às vezes 20Km, num rítmo moderado 75% a 80%. Num percurso com várias subidas.
Mas hoje fui ao parque do Trote (Vila Guilherme), onde a pista é oval, plana e tem 900m. Fiz 20 voltas (18Km) mas corri numa faixa de 85% a 92% (no meu caso: 161 a 174bpm). Consegui fazer em 1h30min, rítmo de 5 minutos/ Km, a frequência cardiaca média ficou em 89% (169bpm) com pico de 93% (176bpm). Acho que este será meu rítmo na meia.
No final, o fôlego estava ok, o que pesou foram as pernas: lactato. Mas também, ontem havia feito musculação. Na semana antes da prova não farei musculação, aí talvez, com as pernas mais descansadas, pode ser que elas suportem melhor.
Um abraço.