21-03-2010 – Meia-Maratona de Lisboa.

Acordei cedo com uma grande vontade de participar em mais uma Meia-Maratona de Lisboa. Depois de estacionar o carro em Belém, apanhar o autocarro, depois o comboio e andar uns 15 minutos a pé cheguei finalmente ás portagens da ponte 25 de Abril.

Estava á espera que chegasse a hora da partida quando vejo malta conhecida. Em boa companhia o tempo foi passando rápidamente e quando dei por mim estava na hora de por as pernas a mexer.

Saí mais rápido do que estava á espera e mesmo tentando meter um ritmo mais baixo continuava a um ritmo superior do que pretendia impor. Muito se deve ao facto de ter muito terreno livre á minha frente o que não é muito normal nos primeiros kms.

5 km – 23:33 min.

Como passei com menos 30 segundos do que tinha previsto, tentei gerir o esforço até chegar aos 10 km e depois se me sentisse bem iria imprimir novamente um ritmo mais vivo.

10 km – 47:31 min.

Finalmente tinha conseguido meter o ritmo que tinha em mente para o inico da corrida. Como não me sentia muito á vontade tentei mantelo por mais tempo possivel. Mas aos 12 km o inesplicavel aconteceu, começei a sentir-me a ir a baixo e sem conseguir reagir e para não ajudar muito uma grande vontade de ir ao wc.

15 km – 1:13:42 h.

Já resignado que não podia fazer muito mais, continuei no meu ritmo lento e á procura de um cantinho onde pode-se ficar mais aliviado. Aos 17,5 km finalmente encontro a minha salvação num wc portatil. Aproveitei para me refrescar e lá fui eu enfrentar os últimos 3,5 km. Estranhamente começei a sentir-me melhor e com as pernas mais soltas. Aproveitei esse bom momento para devorar mais alguns kms e consegui chegar ao fim em bom plano.

Tempo Oficial: 1:48:42 h

Tempo Real: 1:47:42 h.

2 Respostas to “21-03-2010 – Meia-Maratona de Lisboa.”

  1. Alexandre Silva de Oliveira Says:

    Olá Zé Pedro. Moro em São Paulo Brasil e estou me preparando para enfrentar minha primeira meia maratona. Será a Meia Maratona da Corpore, dia 11 de abril.
    Foi muito bom encontrar o seu blog, os registros de seus treinos e de suas provas vão ser de grande utilidade.
    Semana passada na corrida de Abertura da Corpore, consegui meu melhor tempo 49:24 nos 10,5Km oque dá um rítmo de 4:42/Km.
    Amanhã pretendo fazer um teste: correr 18Km numa frequência cardíaca entre 85% e 90% da minha FCM máxima. Acredito que consiga um rítmo de 5:00/Km, este é meu rítmo pretendido na meia.
    Em termos de frequência cardiaca, você corre a meia a quantos porcento?
    Um abraço e, quem sabe um dia não me aventuro a correr por aí, a meia de Lisboa.

  2. Alexandre Silva de Oliveira Says:

    Hoje realizei um treino que serviu de teste para a meia.

    Normalmente no domingo faço um longão de 18Km e às vezes 20Km, num rítmo moderado 75% a 80%. Num percurso com várias subidas.

    Mas hoje fui ao parque do Trote (Vila Guilherme), onde a pista é oval, plana e tem 900m. Fiz 20 voltas (18Km) mas corri numa faixa de 85% a 92% (no meu caso: 161 a 174bpm). Consegui fazer em 1h30min, rítmo de 5 minutos/ Km, a frequência cardiaca média ficou em 89% (169bpm) com pico de 93% (176bpm). Acho que este será meu rítmo na meia.

    No final, o fôlego estava ok, o que pesou foram as pernas: lactato. Mas também, ontem havia feito musculação. Na semana antes da prova não farei musculação, aí talvez, com as pernas mais descansadas, pode ser que elas suportem melhor.
    Um abraço.

Deixe uma Resposta

