19ª Meia Maratona de Lisboa 2009

0000000219_303

Ontem participei mais uma vez na Meia-Maratona de Lisboa.

Estava muito optimista em fazer um bom tempo, mas desde o inicio revelou-se uma tarefa bastante complicada. Cheguei á linha de partida 5 minutos depois da hora e tive que enfrentar uma multidão á minha frente.

Primeiros 5 km:

Foram os mais complicados, durante quase 2 km andei aos zigue-zagues á procurade espaço livre para poder correr.Na descida onde pretendia recuperar alguem tempo tive que abandonar tel ideia. Eram tantos corredores que tive que seguir no ritmo do pelotão.

5 km: 25:24 min.

5 aos 10 km:

Com alguem espaço livre tentei recuperar um pouco o tempo perdido. Meti um ritmo certo e deixei-me ir. Infelizmente falhei o abastecimento dos 10 km, na altura que passei estava muita gente a abastecer e poucas pessoas  a fornecer. Quando dei por mim já tinha passado.

10 km: 48:48 min.

10 aos 15 km.

Depois de falhar o abastecimento tive que tomar uma decisão, abrandei um pouco o ritmo com medo de desidratar. Nestes 5 kms senti-me muito bem e bastante optimista. Mantinha o ritmo com bastante facilidade e bastante certinho. Quando a estrada estreitou em Alcantara, voltei a sentir dificuldades em manter o ritmo devido á aglumeração de atletas, mas felizmente não fez grande estrago.

15 km: 1:13:34 h.

15 aos 21 km.

Á passagem dos 15 km fiz um abastecimento longo para tentar compensar o abastecimento falhado do 10 km. Consegui manter o ritmo a rondas os 4:55 min./km para minha admiração. O pior foi quando fiz o abastecimento de sólidos, quando estava a comer meia laranja, sem dar conta baixei dásticamente o ritmo. Quando tentei voltar ao ritmo anterior, não consegui e á passagem dos 19 km verifiquei que só por milagre iria melhorar o meu tempo.

Até ao fim da corrida deixei-me ir em ritmo descontraio e só fiz um pequeno sprint nos últimos 500 metros.

Tempo real: 1:48:25 h.

Tempo Oficial: 1:57:05 h.

Agora tenho que recuperar e voltar a treinar para alcançar os meus objectivos. Vou fazer nova tentativa possivelmente em Maio em Setubal. Foi pena ter a partida que tive. Senti-me muito bem e muito mais consistente ao longo do percurso.

12 Respostas to “19ª Meia Maratona de Lisboa 2009”

  1. Caro José Pedro
    o seu tempo real não foi tão mau como isso, mas de facto esta “meia” tem muita coisa má.
    O aspecto que refere no seu post de em Alcantara (penso que a caminho do Dafundo) ter tido dificuladade em correr devido ao aumento de atletas, teve decerto a ver com o facto de muitos atletas da “mini” terem passado para o corredor reservado à “meia”, comigo aconteceu o mesmo (vi muitas dessas pessoas a passarem as grades de separação).
    Para esquecer ou talvez não.
    O que interessa é que numa prova como a de Setúbal conseguirá atingir os seus objectivos.
    Continuação de boas corridas.
    Abraço.

    • Amigo Almeida:
      Aproveito sempre todas as corridas para aprender um pouco mais.
      Lógico que fiquei um pouco fustrado por não ter alcancado os meus objectivos, mas diverti-me, ganhei experiência e verifiquei que os treinos têm dado os seus resultados.
      Bons treinos e boas corrida.

      Abraço.

  2. Boas

    Bela prova. Pena mesmo na minha opinião, existir muitos erros da organização. Acho que o vi, não tenho a certeza. abraços

    • Estimado Carlos Lopes:
      Primeiro quero dar-lhe os parabéns pela exelente corrida.
      Acho que o grande icentivo nestas corridas com muitas pessoas é ter sempre companhia durante todo o percurso.
      Devo dizer que estou a virar fã das corridas mais pequenas. Boas organizações, pessoas simpáticas e bom convivio entre corredores.
      Bons treinos e boas corridas

      Abraço…

  3. Grande Zé, nada mau!

    Com essas peripécias todas, fizeste um tempo bastante agradável. Pena que realmente esta Meia, com tanta vontade de facturarem, esqueçam quem realmente interessa, ou seja, quem vai correr! Desde o ano passado que tomei a decisão de não participar nestas provas mais populistas porque, para isso, passeio a pé junto ao rio no fim de semana com pouca companhia e com muito espaço…

    Em Setúbal, se conseguires dar-te bem com o vento e com o cheiro (espero que não o apanhes!) vais conseguir melhorar esse tempo de certeza já que tens preparação para isso!

    Abraço

  4. Miguel Oliveira Says:

    caro Zépedro, em meias como a dos Palácios ou de Setúbal, mais “calmas” (por certo nunca fui a ambas) e com menor pressão psicológica, concerteza conseguirá fazer melhores marcas, aliás como indica o seu RP na distância
    também senti uma enorme pressão psicológica para esta prova, ja que normalmente treinamos com alguns meses de antecedencia, para certos tempos nestas grandes corridas populares, nesta, ou na de Setembro, na Vasco da Gama (cuja orografia e temperatura da prova custuma ser bastante pior por sinal).
    Bons treinos

  5. Parabéns meu amigo … ótimo tempo de prova … aqui no Brasil em São Paulo teremos neste domingo a Meia de São Paulo….

    Abraços e Sucesso Sempre !!!

  6. Miguel Saraiva Says:

    Olá, antes de mais, parabéns pelo campo de treino que aqui tem!
    Sou novato das corridas e gostava de saber o porquê dos dois tipos de tempo: Real e Oficial? Não vale rir!
    Obrigado e bons treinos

    • Olá!
      Primeiro que tudo acho que é importante perguntar quando não sabemos algo e vou tentar explicar da melhor maneira que sei.
      O tempo real é o tempo que conto desde a minha passagem pela linha da partida até á meta e não desde que é dado o tiro de partida.
      O tempo oficial é o tempo contado pela organização desde que é dado o tiro de partida até á chegada á meta.
      Geralmente fico para o fim do pelotão e existe sempre diferença entre os dois tempos, principalmente em corridas com muita gente que dificulta a passagem pela meta mais cedo.
      No caso da Meia-Maratona, para além de ter chegado atrasado, ainda demorei 2 minutos a passar pela meta depois do tiro de partida.
      Espero ter conseguido explicar-me e ter tirado a duvida.
      Bons treinos…

  7. Miguel Saraiva Says:

    Obrigado Zé Pedro, pela explicação!
    Faz todo o sentido nesse tipo de provas!
    Correndo e aprendendo!

    abx

Deixe uma Resposta

