Como economizar energias durante a corrida?

popeye

Ao economizar o seu esforço está a aumentar a sua capacidade de correr. Correr parece ser o mais natural dos movimentos. Para alguns é necessário que esses movimentos sejam corrigidos para que aumentem a sua capacidade de resistência ao desgaste provocado pelo exercício físico. Um atleta que consuma muito oxigénio, está sujeito a um cansaço maior que um outro atleta que consuma menos. Para que consiga controlar o consumo de oxigénio é necessário que recorra à chamada “economia de movimentos”. Esta “economia de movimentos”, significa ter uma boa coordenação motora durante a corrida, evitando movimentos desnecessários, que prejudicariam o desempenho do atleta.

Ao assistir a provas na televisão ou mesmo “in loco”, deve reparar que os movimentos que os atletas de elite fazem, são muito elegantes, parecendo mesmo, “a coisa mais natural do mundo”. Este movimento vai de encontro que ao que chamamos de “economia de movimentos”.

Para que tenha uma boa coordenação motora e consiga dessa forma obter durante as provas a chamada “economia de movimentos”, deve ter em atenção o seguinte: é necessário fortalecer os músculos das pernas. 

Apresentamos de seguida três formas de exercício que poderá fazer para aumentar a musculatura das suas pernas:

(Em primeiro lugar deve fazer um bom aquecimento), depois poderá fazer o seguinte:

Mantenha-se agachado, e salte o mais alto possível, de 5 a 15 vezes, com um pequeno intervalo entre um salto e outro.

Salte o mais alto possível, usando apenas uma perna para dar impulso (deve usar as duas para amortecer a queda no solo). Faça este exercício 5 a 10 vezes para cada perna, com pequenos intervalos entre os saltos.

Por último deve fazer uma sequência de 15 a 30 saltos usando as duas pernas, sem intervalo.

Nos dias seguintes as suas pernas vão ficar um pouco cansadas, mas não se preocupe, pois isso vai passar depois de mais alguns treinos. Desta forma conseguirá ficar com as pernas mais fortes, o que trará uma melhoria na coordenação motora, e consequentemente uma melhor economia de movimentos, durante a competição.

Fonte: Atletas-net.

3 Respostas to “Como economizar energias durante a corrida?”

  1. José boa noite, muito bom o seu blog parabéns, essa matéria que vc relatou aqui é muito boa e com certeza vai ajudar muito os corredores a economizar energia nas corridas. Bom meu amigo só no meu blog tenho mais de 90 blogs adicionados e não dar para visitar a todos então desde já eu lhe desejo boas festas de fim de ano e que em 2009 Deus te abençoe abundantemente em todos os sentidos.
    Boas passadas e bom final de semana.
    Um abraço.

  2. Ahhh nem sabia que o seu blog existia e que vc tinha adicionado o meu no seu blog, vou adicionar o seu também. Valeu…

  3. Amigo Jorge Cerdeira:
    Obrigado pelas amaveis palavras. Já sou um leitor do teu blog á algum tempo e também o acho muito interessante.
    Espero que tenhas umas Boas Festas e um Ano 2009 cheio de sucessos.
    Abraço…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: