Arquivo de 13 de Outubro de 2008

Conselhos para participantes da Meia-Maratona.

Posted in Dicas, Treino with tags , , on 13 de Outubro de 2008 by José Pedro

• Para quem vai correr uma meia maratona, os treinos da última semana não devem ser duros, desgastantes, deverá estar descansado para correr a prova.

• Para este tipo de prova, ser progressivo no ritmo é essencial, poderia dizer que o ideal é algo como; 7km leve, 7km moderado e 7km moderado ou forte, dependendo da sua condição física.

• Para corredores experientes vale a mesma regra, o conhecimento do próprio corpo neste caso é mais apurado e muitos já iniciam a prova em ritmo forte devido ao treino mais elevado desenvolvido por eles.

• Hidratação é fundamental! Fazer bons abastecimentos é uma excelente maneira de evitar a queda do rendimento!

• O pequeno almoço deve ser tomado por volta de duas horas antes da partida, por este motivo nada de acordar em cima da hora!

• Concentre-se para a prova! Descanse bem no dia anterior, deite-se cedo e para o jantar do dia anterior dê preferência ás massas.

• Prepare tudo na véspera, dorçal ou comprovativo para o levantar, gel, tenis, calções, t´shirt, relógio, tudo! Se deixar para a última hora a hipótese de esquecer alguma coisa importante é grande!

• Sempre vale lembrar, prepare os tenis mais macios, os calções mais confortável, em geral os que utiliza nos treinos longos! Não utilize nenhum  equipamento novo, podem vir a dar problemas, como por exemplo bolhas, assaduras, etc.

• Passe vaselina ou outro creme lubrificante para evitar atrito entre as axilas, mamilos, e virilha, locais vulneráveis a assaduras.

• Leve boné e protetor solar, se tiver bom tempo e principalmente se sua pele é clara!

• Tenha confiança e pense positivo, se você treinou vai correr tudo bem e após a prova, na hora do almoço, poderá comemorar e melhor, nem vais engordar!

12-10-2008 – 30 minutos a rolar em Belém e o Restelo.

Posted in Treino with tags on 13 de Outubro de 2008 by José Pedro

Nas últimas 2 semanas tem sido bastante complicado treinar. O trabalhar de dia e estudar á noite complica bastante os meus treinos e a fase de adaptação é sempre bastante complicada.

Para colmatar a falta de treinos em rua, vou-me dedicar ao ginásio. Vou tentar ir 2/3 vazes por semana com principal objectivo fazer um treino similar ao que faria na estrada.

Felizmente ainda vou tendo tempo para treinar na rua ao fim-de-semana e foi o que fz neste domingo na companhia do Vital.

Foi um treino muito ligeiro entre Belém e o Restelo. Foram 30 minutos feitos num ritmo bastante lento para descomprimir de uma semana bastante complicada.

Bem, domingo temos a “Corridado Tejo”. Principal objectivo: divertir-me!