Dicas para começar a correr…

Na correria do dia a dia é dificil arranjar tempo para cuidar da saúde. Aquelas longas caminhadas, retiradas da agenda diária há muito tempo, consomem bastante tempona vida de quem tem uma grande jornada de trabalho pela frente.

As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde, conhecidas também por jogging, podem ser uma solução saudável para quem quer exercitar e que não tem muito tempo disponível. É importante fazer uma consulta médica de rotina antes de começar a treinar, para que seja feita uma avaliação física.  Existem pessoas com algumas alterações fisiológicas, como diabetes e tensão alta, que podem correr riscos de saúde na prática desportiva sem uma orientação médica adequada.

Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou desporto.
Os benefícios da actividade física
– Lembra do stress e da ansiedade? Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda actividade física) a libertação de endorfina (hormona que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo.

– As gorduras existentes deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
– Além de aumentar a condição fisica, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de mau colesterol  no sangue – o que evita o entupimento dos vasos sanguíneos.
– O jogging ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como ataques cardiacos, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.

Preparando-se para a corrida
– Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para a corrida.
– Use ténis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de ténis.
– Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes do treino. Terminado o exercício, é necessário que reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
– Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e relva. Asfaltos e passadeiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
– Alongue-se antes e depois do treino.

Sugestão de treino para iniciantes
Todos os especialistas aconselhão a qualquer pessoa que tenha a intensão de começar a correr um treino leve. Cada um tem seu ritmo próprio e começar a correr meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja algumas dicas de treinos para iniciados. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer actividade física!

Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana:se acha que melhorou a condição fisica, volte para os 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos a andar e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Pode-se variar de 5 minutos a andar e 3 de corridas ou 5 minutos a andar e 4 de corrida.

Treino 2
1ª Semana: comece a andar 5 minutos e a correr 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se mellhorou a sua condição fisica, aumente para 10 minutos a andar e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: pode-se aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A ideia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que  consiga correr os 30 minutos.

Treino 3
1ª Semana:comece com 15 minutos a andar. Depois, intercale 9 minutos a andar e 1 minuto a correr. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos a andar. Depois, intercale 8 minutos a andar e 2 minutos a correr. Faça isso duas vezes.
3ª Semana:comece com 15 minutos a andar. Depois, intercale 7 minutos a andar e 3 minutos a correr. Faça isso duas vezes.
4ª Semana:comece com 15 minutos a andar. Depois, intercale 6 minutos a andar e 4 minutos a correr. Faça isso duas vezes

4 Respostas to “Dicas para começar a correr…”

  1. Maria Carolina Says:

    Correr éh muito Lokooooooooooooooooooh

  2. Bom Dia Pedro

    Tenho 49anos sou fumante a + ou – 35 e comecei a correr a dois meses
    estou correndo 10 km em +ou- 59 min.
    Ficha:
    49 anos
    fumante a 35
    bebo nos fins de semana (Cerveja)
    1,78 de altura
    79kg

    Pergunta: Qual melhor programa de treino no meu caso pois acredito poder melhorar meu tempo?
    aguardo resposta

    • Não sou a pessoa mais indicada para responder ás questões.
      O melhor será ir ao Forum da Corrida, lá encontram-se pessoas habilitadas a responder da melhor maneira.

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