Correr dá alegria de viver…!!!

Será que correr dá alegria de viver???

O primeiro efeito é o orgulho em si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma actividade que poucas pessoas conseguem. Mas o bem estar trazido pela prática da corrida não pára no aumento da auto-estima. Tem reação química envolvida no processo, podem acreditar.

Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar um treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias. A sensação tem até nome, dado pelos atletas americanos: runner´s high .


Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue. Trata-se de um neurotransmissor naturalmente produzido pelo cérebro e libertado em situações de stress, para nos acalmar. Exames de tomografia comprovaram o que qualquer pessoa que já experimentou um pique mais forte é capaz de atestar. Mesmo depois do treino, as endorfinas permanecem agindo no sistema límbico e no lobo pré-frontal, áreas responsáveis pelo prazer e pelas emoções.

Actualmente, os especialistas dedicam-se a descobrir a actuação de outra substância, a anandamida. Enquanto a endorfina seria responsável pelo sentimento de euforia, a anandamida relaxaria o atleta, produzindo um efeito mais longo, capaz de durar várias horas após o exercício.

Tendo isso em vista, fica mais fácil compreender a irritação que assola alguns atletas quando são privados de praticar o seu desporto. Habituados à prática diária de actividades físicas saudáveis, eles podem apresentar quadros de ansiedade e até depressão.

Fica um conselho: Nunca pares de correr!!!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: